Vitória Inglesa: pontos para Hamilton e Button

O final de semana foi britânico na antiga colônia. Depois da escorregada em Monza, Hamilton queria a vitória com todas suas forças. Com a pole, Hamilton fez uma boa corrida, e soube levar a McLaren até a vitória com facilidade. Apesar de somar 10 pontos, Hamilton já está fora da disputa pelo campeonato mundial. Completando o pódio vieram Timo Glock, com uma ótima estratégia de pit stop da Toyota e um grande exemplo de pilotagem, e Fernando Alonso, na prova que hoje tanto atormenta a Renault.

O outro inglês, Jenson Button, líder e favorito ao título, largou na 11ª colocação (ganhando uma posição devido a punição de Heidfeld por estar abaixo do peso ao final dos treinos). Tudo parecia a favor de Barrichelo que, na largada, pulou de 9º para 7º colocado, e fazia boa corrida. Porém, uma batida entre Adrian Sutil e Nick Heidfeld levou o safety car para a pista, diminuindo a distância entre o brasileiro e seu companheiro de equipe. Rubinho parou antes do acidente, enquanto Jenson só parou durante a bandeira amarela, colocando mais combustível. A diferença só teve efeito na segunda rodada de pit stops. Assim, o inglês permaneceu colado em seus adversários, mas podendo rodar mais voltas, e rodar leve. Com o tempo ganho, Button conseguiu retornar de sua segunda parada a frente de Kovalainen e de Barrichello. Terminando a corrida na 5ª colocação, uma a frente do brasileiro, Button abre mais um ponto em direção ao título, ficando 15 pontos a frente de Rubinho. O inglês pode ser campeão já no próximo domingo, no GP do Japão. Basta marcar 5 pontos a mais que Barrichello em Suzuka.

Apesar do bom resultado de Vettel, que terminou na quarta posição, a noite também poderia ter sido melhor para a Red Bull Racing. Apesar de marcar 5 pontos, aproximando-se um ponto do líder do campeonato, Vettel poderia ter tido melhor resultado, mas sofreu uma punição por excesso de velocidade nos boxes. Além disso, Mark Webber, que já penava desde ser obrigado a devolver as posições conquistadas em uma manobra ousada na largada, ainda perdeu posições nos pit stops e acabou batendo após problemas com os freios de sua RBR.

Outro que teve uma corrida desperdiçada foi Rosberg, que largou em terceiro e rapidamente assumiu o segundo lugar. Porém, após seu primeiro pit stop, acabou cruzando a linha branca de saída dos boxes e precisaria fazer um drive through, justo quando o safety car entrou na pista. Poucas voltas após a saída do safety car o alemão pagou sua punição, caindo várias posições e acabando na 11ª colocação.

GP DE CINGAPURA DE 2009: RESULTADOS

1 L. Hamilton (ING) McLaren
2 T. Glock (ALE) Toyota
3 F. Alonso (ESP) Renault
4 S. Vettel (ALE) RBR
5 J. Button (ING) Brawn
6 R. Barrichello (BRA) Brawn
7 H. Kovalainen (FIN) McLaren
8 R. Kubica (POL) BMW Sauber
9 K. Nakajima (JAP) Williams
10 K. Raikkonen (FIN) Ferrari
11 N. Rosberg (ALE) Williams
12 J. Trulli (ITA) Toyota
13 G. Fisichella (ITA) Ferrari
14 V. Liuzzi (ITA) Force India
15 J. Alguersuari (ESP) STR
16 S. Buemi (SUI) STR
17 M. Webber (AUS) RBR
18 A. Sutil (ALE) Ferrari
19 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber
20 R. Grosjean (FRA) Renault