Mônaco marcada por disputas tem outra vitória de Vettel

O Grande Prêmio de Mônaco terminou com mais uma vitória para Sebastian Vettel, após uma corrida marcada por acidentes e fortes emoções para os pilotos, superando a tensão do treino classificatório.
Logo no começo, Schumacher, que saiu na quinta posição, mas largou mal, mostrou uma ultrapassagem incrível na Grand Hotel em cima de Lewis Hamilton. O piloto inglês, após a punição no treino classificatório, tentava uma estratégia diferente, começando a corrida com os pneus duros, ficando quase 1s mais lento que os rivais, mas podendo rodar mais tempo antes de parar nos boxes, na tentativa talvez de seguir a estratégia das equipes menores, que planejaram apenas uma parada.
A estratégia do inglês parecia estar se mostrando bem interessante no começo da corrida, já que na sétima volta começava a mostrar um tempo compatível com os rivais que já rodavam com pneus mais desgastados. É com essa vantagem que ele devolve a ultrapassagem do alemão na Sainte Devote, outra ultrapassagem difícil. Na frente, Vettel colocou uma boa distância para o segundo colocado Jenson Button, que já tinha Fernando Alonso se aproximando.
Nas paradas dos boxes, a Red Bull errou pela primeira vez na temporada, e colocou em risco a vitória de Vettel, com um tempo de 6,9s para a troca de pneus, além de atrapalhar seriamente Mark Webber, com um tempo de 15,5s. Com isso, Button herda a liderança, e Vettel fica em segundo, 6,2s atrás do inglês. Alonso fica em terceiro após a primeira série de paradas nos boxes. Hamilton, que já teve problemas nos treinos, tentava recuperar a corrida, mas após um pit desastroso de 9,6s, vai para décimo quinto, e teria ainda mais dificuldades pela frente.
Massa, imediatamente a frente do inglês após a parada, está com pneus macios contra os pneus super macios de Hamilton. Com isso, o inglês precisa da ultrapassagem e acaba forçando na Grand Hotel, com um toque similar ao que Paul di Resta e Buemi tiveram voltas antes. Massa, que perdeu parte da asa dianteira no toque, perdeu o controle do carro no túnel, pela falta de aderência e escapa para a parte de fora da pista, acertando o guard rail e provocando a entrada do safety car na pista. Em seguida, Schumacher para logo na entrada dos boxes, sem razão aparente.
Vettel, Button e Alonso estavam então nas primeiras posições, seguidos à distância por Sutil e Kobayashi, ambos com uma parada, em quarto e quinto. Webber e Hamilton seguiam, em sexto e sétimo, com Maldonado, Petrov e Heidfeld completando os pilotos na zona de pontuação.
Após a saída do SC, Button mantém-se próximo a Vettel, com Alonso a uma boa distância. Com os pneus mais desgastados, Vettel se esforça para segurar Button, que entra para nova troca de pneus algumas voltas após. Hamilton, penalizado com um drive through pelo toque com Massa, volta em nono, pressionando Vitaly Petrov.
Com os novos pneus Button faz ótimos tempos e mostra que pode chegar nos líderes Vettel e Alonso para disputar a ponta. Enquanto isso, o alemão precisa conservar seus pneus: se fizer uma parada, perderia a liderança, e a vitória. Faltando 20 voltas, Alonso já está em distância para usar a asa traseira móvel, enquanto Button aproxima-se com voltas mais de 1s mais rápidas. Quatro voltas depois, o inglês já pode usar a asa também, enquanto Vettel luta com o mesmo set de pneus desde seu único pit, na volta 16. Faltando 15 voltas, a distância entre os três primeiros não soma 1s.
Enquanto isso, o segundo pelotão pontuante continua disputado. Sutil, Kobayashi e Petrov estão muito próximos também, com Webber, Maldonado e Hamilton se aproximando. A Williams consegue o feito de segurar a McLaren por várias voltas.
Após mais algumas voltas, Kobayashi consegue a ultrapassagem contra Sutil, mas com um toque entre os dois na Mirabeau. Petrov se mantém próximo, mas Webber ultrapassa a Renault e a Force India. Com a pressão, Sutil acaba errando e acerta o guard rail, furando o pneu. Atrás, Alguersuari acerta Hamilton, que havia ultrapassado o grupo, e em seguida, Petrov, tentando escapar da confusão, acaba por acertar o muro. A confusão pede safety car na pista mais uma vez. Com isso, Hamilton está com a asa traseira muito danificada, Alguersuari e Petrov abandonam, enquanto Sutil e Barrichello aproveitam para fazer mais um pit. O russo pede uma ambulância, pois machucou a perna e não queria arriscar sair da Renault sem auxílio. Com isso, a bandeira vermelha entra em ação e a corrida é interrompida.
Com a parada, os mecânicos tem tempo para arrumar a asa de Hamilton, que fica mais seguro para se manter na corrida, e também permissão para trocar os pneus, o que acaba com a grande disputa pela liderança. Os 10 primeiros são: Vettel, Alonso, Button, Kobayashi, Webber, Maldonado, Hamilton, Sutil, Heidfeld e Barrichello.
Após a relargada porém, Hamilton se envolve em mais uma polêmica ao acertar Maldonado na Sainte Devote. Após a corrida, o piloto ainda seria punido com 20 segundos no seu tempo, o que não afetaria sua posição final. Nas últimas voltas, Button aumenta a distância, e não pode manter a disputa. Alonso está próximo para usar a asa, mas não próximo o suficiente para ameaçar o alemão.
Webber ataca Kobayashi, que erra a chicane e permite a ultrapassagem da Red Bull, que conquista a quarta posição.
No final da prova a vitória de Vettel se completa, com Alonso e Button logo em sequência. Webber desponta pouco depois, em quarto. Kobayashi segura Hamilton, e termina em quinto, com o inglês na sexta posição. Sutil em sétimo, seguido de Heidfeld, Barrichello, marcando os primeiros pontos da Williams no ano, e Buemi completaram a zona pontuante.