O Grande Prêmio de
Mônaco terminou com mais uma vitória para Sebastian Vettel, após
uma corrida marcada por acidentes e fortes emoções para os pilotos,
superando a tensão do treino classificatório.
Logo no começo,
Schumacher, que saiu na quinta posição, mas largou mal, mostrou uma
ultrapassagem incrível na Grand Hotel em cima de Lewis Hamilton. O
piloto inglês, após a punição no treino classificatório, tentava
uma estratégia diferente, começando a corrida com os pneus duros,
ficando quase 1s mais lento que os rivais, mas podendo rodar mais
tempo antes de parar nos boxes, na tentativa talvez de seguir a
estratégia das equipes menores, que planejaram apenas uma parada.
A estratégia do inglês
parecia estar se mostrando bem interessante no começo da corrida, já
que na sétima volta começava a mostrar um tempo compatível com os
rivais que já rodavam com pneus mais desgastados. É com essa
vantagem que ele devolve a ultrapassagem do alemão na Sainte Devote,
outra ultrapassagem difícil. Na frente, Vettel colocou uma boa
distância para o segundo colocado Jenson Button, que já tinha
Fernando Alonso se aproximando.
Nas paradas dos boxes,
a Red Bull errou pela primeira vez na temporada, e colocou em risco a
vitória de Vettel, com um tempo de 6,9s para a troca de pneus, além
de atrapalhar seriamente Mark Webber, com um tempo de 15,5s. Com
isso, Button herda a liderança, e Vettel fica em segundo, 6,2s atrás
do inglês. Alonso fica em terceiro após a primeira série de
paradas nos boxes. Hamilton, que já teve problemas nos treinos,
tentava recuperar a corrida, mas após um pit desastroso de 9,6s, vai
para décimo quinto, e teria ainda mais dificuldades pela frente.
Massa, imediatamente a
frente do inglês após a parada, está com pneus macios contra os
pneus super macios de Hamilton. Com isso, o inglês precisa da
ultrapassagem e acaba forçando na Grand Hotel, com um toque similar
ao que Paul di Resta e Buemi tiveram voltas antes. Massa, que perdeu
parte da asa dianteira no toque, perdeu o controle do carro no túnel,
pela falta de aderência e escapa para a parte de fora da pista,
acertando o guard rail e provocando a entrada do safety car na pista.
Em seguida, Schumacher para logo na entrada dos boxes, sem razão
aparente.
Vettel, Button e Alonso
estavam então nas primeiras posições, seguidos à distância por
Sutil e Kobayashi, ambos com uma parada, em quarto e quinto. Webber e
Hamilton seguiam, em sexto e sétimo, com Maldonado, Petrov e
Heidfeld completando os pilotos na zona de pontuação.
Após a saída do SC,
Button mantém-se próximo a Vettel, com Alonso a uma boa distância.
Com os pneus mais desgastados, Vettel se esforça para segurar
Button, que entra para nova troca de pneus algumas voltas após.
Hamilton, penalizado com um drive through pelo toque com Massa, volta
em nono, pressionando Vitaly Petrov.
Com os novos pneus
Button faz ótimos tempos e mostra que pode chegar nos líderes
Vettel e Alonso para disputar a ponta. Enquanto isso, o alemão
precisa conservar seus pneus: se fizer uma parada, perderia a
liderança, e a vitória. Faltando 20 voltas, Alonso já está em
distância para usar a asa traseira móvel, enquanto Button
aproxima-se com voltas mais de 1s mais rápidas. Quatro voltas
depois, o inglês já pode usar a asa também, enquanto Vettel luta
com o mesmo set de pneus desde seu único pit, na volta 16. Faltando
15 voltas, a distância entre os três primeiros não soma 1s.
Enquanto isso, o
segundo pelotão pontuante continua disputado. Sutil, Kobayashi e
Petrov estão muito próximos também, com Webber, Maldonado e
Hamilton se aproximando. A Williams consegue o feito de segurar a
McLaren por várias voltas.
Após mais algumas
voltas, Kobayashi consegue a ultrapassagem contra Sutil, mas com um
toque entre os dois na Mirabeau. Petrov se mantém próximo, mas
Webber ultrapassa a Renault e a Force India. Com a pressão, Sutil
acaba errando e acerta o guard rail, furando o pneu. Atrás,
Alguersuari acerta Hamilton, que havia ultrapassado o grupo, e em
seguida, Petrov, tentando escapar da confusão, acaba por acertar o
muro. A confusão pede safety car na pista mais uma vez. Com isso,
Hamilton está com a asa traseira muito danificada, Alguersuari e
Petrov abandonam, enquanto Sutil e Barrichello aproveitam para fazer
mais um pit. O russo pede uma ambulância, pois machucou a perna e
não queria arriscar sair da Renault sem auxílio. Com isso, a
bandeira vermelha entra em ação e a corrida é interrompida.
Com a parada, os
mecânicos tem tempo para arrumar a asa de Hamilton, que fica mais
seguro para se manter na corrida, e também permissão para trocar os
pneus, o que acaba com a grande disputa pela liderança. Os 10
primeiros são: Vettel, Alonso, Button, Kobayashi, Webber, Maldonado,
Hamilton, Sutil, Heidfeld e Barrichello.
Após a relargada
porém, Hamilton se envolve em mais uma polêmica ao acertar
Maldonado na Sainte Devote. Após a corrida, o piloto ainda seria
punido com 20 segundos no seu tempo, o que não afetaria sua posição
final. Nas últimas voltas, Button aumenta a distância, e não pode
manter a disputa. Alonso está próximo para usar a asa, mas não
próximo o suficiente para ameaçar o alemão.
Webber ataca Kobayashi,
que erra a chicane e permite a ultrapassagem da Red Bull, que
conquista a quarta posição.
No final da prova a
vitória de Vettel se completa, com Alonso e Button logo em
sequência. Webber desponta pouco depois, em quarto. Kobayashi segura
Hamilton, e termina em quinto, com o inglês na sexta posição.
Sutil em sétimo, seguido de Heidfeld, Barrichello, marcando os
primeiros pontos da Williams no ano, e Buemi completaram a zona
pontuante.
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