Massa volta a pilotar, mas Ferrari descarta retorno em 09



(REUTERS/Giampiero Sposito)


O piloto brasileiro voltou a correr em um F1 nesta segunda-feira, na pista de testes de Fiorano, depois de 79 dias após seu acidente nos treinos para o Grande Prêmio da Hungria. Deu algumas voltas pela manhã, e rodou mais 100 km pela tarde, utilizando o F2007 - devido a restrição para testes com o modelo atual no meio da temporada - com pneus da GP2. Em entrevista, o brasileiro afirmou se sentir bem, e não haver mudança entre antes e após a colisão.

“Eu sabia que tudo estava 95% certo, mas depois de hoje eu posso cancelar até esse 5% de dúvida que eu ainda posso ter.”

Ressalta também que o tratamento deverá ser seguido, mostrando uma concordância com a decisão da Ferrari de retornar Felipe para as pistas apenas no próximo ano.

“Foi importante demonstrar para os que trabalham comigo que nada mudou, que eu posso ser competitivo e que posso contribuir para o que o novo carro será e para a briga pelo título do ano que vem.”

A equipe havia confirmado antes do teste do piloto que o retorno seria apenas em 2010. Exames realizados em Paris na sexta e no sábado mostraram que Massa estava pronto para retornar a pista de testes, mas a Ferrari não deseja apressar o retorno do brasileiro.

“Isto não é de modo algum uma sessão de testes apropriada e olhar para o cronômetro não estará na agenda", disse uma declaração da equipe. "Haverá tempo de sobra para isso em 2010 quando, ao lado de Fernando Alonso, ele começará o trabalho de desenvolvimento do novo single-seater. É simplesmente uma oportunidade para Felipe renovar sua familiaridade com o seu ambiente natural, ou seja, a pista de corrida.”